Quem sou eu

Minha foto
Sou Casado, eu e minha casa servirmos ao SENHOR membro da Comunidade Eterna Aliança. Amamos a escola Dominical e os cultos de oração.Nosso trabalho e fora das quatro paredes da igreja, trabalhamos com nossos irmão que moram as margem da Baia de Guajará. Cristo e o presente maior em nossa vida, começamos a aceitar nossas derrotas com a cabeça erguida(sabendo que o nosso momento não é o momento de Deus).Aprendemos a construir nossa estrada crendo no amanhã. Passamos a aceitar que as pessoas não são tão boa quando parece ser e, por consequência elas nos fere ou nós aferimos, é nesse momento que temos que colocar em prática o que o mestre JESUS nos ensinou o PERDÃO.

Seguidores

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

TEOLOGIA

Estava lendo essa semana RYRIE, CHARLES em seu livroTeologia Basica(trad. ARAGÃO) O autor inicia o livro fazendo a seguinte pergunta: Quem deveria ler um livro de Teologia? no mesmo paragrafo ele ressalta: "A teologia é para todos" na (p.9) segundo o autor todos os cristão deveria ler livros de teologia.
Para RYRIE, "A teologia significa, simplesmente pensar sobre DEUS". Segundo o autor "Todo o tempo e a energia que você dedica pensando a respeito de DEUS verdadeiramente não vai só expandir sua mente como também afectará sua vida." Nesse momento o autor nos faz reflectir a respeito da nossa responsabilidade que temos diante da sociedade e como devemos prestar conta de nossos actos; ele nos faz pensar que da mesma forma ao conhecemos a bíblia sagrada nossa responsabilidade diante de DEUS pai torna-se maior e diante de nosso convívio social. Ele segue nos apresentando o conceito de teologia : é a interpretação racional da fé religiosa(p. 15) a etmonologia da palavra TEOLOGIA = THEO = DEUS + LOGOS= A EXPRESSÃO RACIONAL.
De acordo com RYRIE  existem três elementos incluídos no conceito geral de teologia.
1. Teologia é inteligível- entendida racionalmente
2. Teologia requer explicações (análise dos textos originais)
3. Teologia tem base na fé cristã(apresentação das descobertas a respeito de Deus)
Dando continuação as minhas leituras a cerca da teologia deparei-me com um excelente autor LIBANIO ele conceitua a teologia de outra forma logo na apresentação do seu livro ele diz" o saber teologico vê-se envolvido(...) por véu misterioso. E faz a seguinte citação ex.3 v.5 " Tira as sandalias dos teus pés, porque este lugar em que estás é uma terra santa". O autor diz " Só nossa atitude de reverência religiosa consegue-se penetrar o mundo da teologia. isso ela difere grandemente das outras ciências(p.15). Foi nesse momento que nos percebemos que estudar a teologia somente como uma ciência em nada ela mudaria nossa vida.

fonte: bibliografica
RYRIE, Charles C. Teologia Básica (trad. Jarbas Aragão. São Paulo: Mundo Cristão 2004
LIBANIO, J.B."Introdução a teologia: Perfil,, efoque, tarefas 6 edição. São Paulo edição Loyola,2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário